DA TEORIA À PRÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
 

Olá, futuro(a) pedagogo(a)!

Conforme estudado no livro Produção Textual I – Estratégias de Produção (SOUZA; MACEIS, 2022), e nos escritos de Freire (1989), Smith (1999) e Koch (2003), ler e escrever são práticas sociais, comunicativas e interdependentes. Por isso, para ensinar bem a escrita, é necessário oferecer aos alunos experiências significativas de leitura, escuta, planejamento e reescrita, sempre com propósitos comunicativos claros.

A proposta desta atividade M.A.P.A. é justamente permitir que você passe do estudo teórico à prática pedagógica, elaborando uma proposta de produção textual para alunos da Educação Básica. A proposta deverá considerar os fatores de textualidade (coesão, coerência, intencionalidade, situacionalidade, etc.), os gêneros discursivos, as funções da linguagem e os elementos da comunicação, articulando tudo isso com estratégias que promovam a autoria, o pensamento crítico e o engajamento real dos alunos com a linguagem.
 

Materiais de Apoio

  •     SOUZA, G. M. de; MACEIS, V. A. Produção Textual I – Estratégias de Produção. Unicesumar, 2022.
  •     FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1989.
  •     KOCH, Ingedore G. V. O texto e a construção de sentidos. Contexto, 2003.
  •     SMITH, Frank. Leitura significativa. Artmed, 1999.
  •     GERALDI, João W. Portos de Passagem. Martins Fontes, 1997.

 

O que você deve entregar?

Elabore uma proposta de produção textual contendo os seguintes tópicos:

  1. Turma
  •     Indique o ano/série do Ensino Fundamental.
  1. Tema Gerador
  •     Escolha um tema interessante e pertinente à idade e série dos alunos selecionada para aula de Produção Textual em Língua Portuguesa.
  •     Justifique por que esse tema pode ser significativo para eles (relação com sua realidade, interesses e repertório).
  1. Gênero Textual
  •     Informe qual gênero será trabalhado (ex: carta, poema, notícia, relato, HQ etc.).
  •     Descreva suas características principais e a função social.
  •     Explique por que ele é adequado à proposta e à faixa etária da turma.
  1. Objetivos de Aprendizagem
  •     Liste objetivos gerais e específicos, envolvendo leitura, escrita, oralidade e análise linguística.
  1. Etapas da Atividade

Organize a proposta nos seis momentos principais a seguir desta etapa 5. Descreva como cada etapa será realizada e com quais estratégias.

5.1 Motivação e introdução ao tema e gênero

5.2 Leitura e análise de textos-modelo

5.3 Planejamento dos textos

5.4 Produção (primeira versão)

5.5 Revisão e reescrita

5.6 Apresentação/publicação dos textos produzidos

 

  1. Recursos Didáticos

·     Liste os materiais que você usaria (livros, internet, lousa, vídeos, etc.).

Faculdade: Unicesumar