Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da cidadania e da valorização do patrimônio cultural. A palestra terá duração de 50 minutos e, para ministrá-la, você deverá elaborar uma apresentação utilizando o PowerPoint.

O formulário padrão em PowerPoint disponível na pasta Material da Disciplina.

Para realização desta atividade, siga estes passos:

Slide 1:

Preencher o cabeçalho (nome, RA e polo).

Slide 2:

Capa (título: “Museus: Laboratórios Vivos para a Educação de Jovens” e uma imagem ilustrativa de sua escolha que represente jovens em um museu).

Slides 3, 4 e 5:

 Conceitualizando o Museu Educador: Apresentar a visão do museu como espaço de educação não formal e seu papel no processo de construção do conhecimento para jovens, com base nos conceitos de Pedagogia Museológica e Educação Patrimonial.

 Utilizar uma imagem em um dos slides que ilustre a interação entre jovens e o ambiente museológico.

Slides 6, 7, 8 e 9:

Exemplos Práticos de Intervenção Pedagógica: Apresentar dois exemplos concretos (podem ser situações fictícias, mas realistas) de como um pedagogo poderia desenvolver atividades em um museu com jovens, evidenciando a relação entre a teoria e a prática.

Faculdade: Unicesumar