​Menina (M) de 5 anos de idade que sofreu uma anoxia de parto e tem como sequela paralisia cerebral do tipo atetóide, com comprometimento nos quatro segmentos corporais, não verbal é levada a seu consultório num carrinho de bebê pela família com as seguintes queixas:

Criança passa um grande período do dia sentada em um carrinho de bebê e ou deitada em um colchonete na sala de casa. Como sua postura no carrinho é muito ruim e sua condição motora não lhe permite sentar sem apoio seu brincar é muito pobre, manuseando com dificuldade os brinquedos que lhe são entregues na mão. Criança tem um olhar impactante, que fixa nos objetos ou alimentos que deseja o que para a mãe é a sua forma de comunicação. Não apresenta deformidades já instaladas, mas sim muita resistência nas mobilidades funcionais com tônus flutuante.

 

Fonte: a autora.

 

(M) vai iniciar a frequentar escola e foi orientada a procurar a Terapia Ocupacional para que lhe sejam prescritos os recursos de TA necessários para garantir que a mesma possa frequentar a escola com qualidade, podendo usufruir das oportunidades de aprendizagem a serem oferecidas no contexto escolar.

 

​Leia atentamente a descrição do caso a seguir e monte um plano de trabalho que contenha:

 

1- O passo a passo do trabalho a ser desenvolvido.

2- Os recursos de TA a serem prescritos com suas devidas justificativas de escolha.

​3- As estratégias a serem utilizadas.

4- As orientações a serem passadas a família e aos professores da escola.

Faculdade: Unicesumar